E depois do DBS, e depois da cirurgia do Parkinson?

Olá pessoal, tudo bem?

Meu nome é Lauro Siderados sou médico neurologista da Equipe NeuroSapiens. Sou especialista em Transtornos do Movimento e Estimulação Cerebral Profunda.

Hoje, vamos tratar de um tema bastante interessante que é e depois do DBS e depois da Cirurgia do Parkinson, como funciona?

Após duas ou três semanas da cirurgia, o paciente vem ao retorno para de fato ligar o aparelho. Esse é um momento bastante esperado. É muito importante para localizar a posição correta do eletrodo, mas a partir desse momento, na consulta, dentro do consultório, iniciamos as primeiras programações.

Basicamente fazemos dois movimentos importantes: O primeiro é lentamente encontrar a configuração correta e lentamente reduzir a medicação.

De modo geral, esse processo demora um pouco, de três até seis meses em alguns casos para o paciente notar que ele está utilizando menos medicação e que o DBS está sendo bastante efetivo.

Então, é aquele passo que envolve bastante paciência, pois vamos construindo degrau a degrau. Por que demora? Demora, por conta das configurações do aparelho e, porque precisamos construir a melhor configuração para que o paciente não tenha efeitos colaterais.

Esse é um passo muito importante, pois é a partir daí que o paciente vai notar os benefícios cirúrgicos da cirurgia do Parkinson.

Espero poder ajudá-los. Fico à disposição.

Picture of Dr. Lauro Sideratos

Dr. Lauro Sideratos

Acredito que condições neurológicas crônicas são complexas e rodeadas de mitos e dúvidas, e por isso devem ser tratadas de modo incremental.

Compartilhe nas mídias: