Demência ou Doença de Alzheimer?

Primeiro vamos entender o que é cada um.

O que é Demência?

O termo é empregado desde o século XIX e refere-se a um processo neurodegenerativo que agrupa uma SÉRIE de condições neurológicas que afetam as capacidades cognitivas gerando prejuízo funcional, incluindo a Doença de Alzheimer. É citado como um termo guarda-chuva, pois, encobre diversas doenças com características e nuances diferentes.

A palavra Demência tem sido substituída por Transtorno Neurocognitivo Maior com grandes ganhos sociais, visto que o uso popular da palavra Demência em nossa cultura acabou por gerar termos pejorativos e desabonadores.

O que é Doença de Alzheimer?

É o principal tipo de Transtorno Neurodegenerativo Maior em todo o mundo afetando as funções cognitivas e causando prejuízo social. O processo degenerativo é marcado pela perda progressiva de neurônios (células do sistema nervoso responsáveis pelas funções cognitivas) em áreas relacionadas com memória, orientação em relação ao tempo e ao espaço, organização, execução de tarefas, pensamento lógico, entre outros.

A Doença de Alzheimer ocorre por conta do funcionamento anormal de proteínas doentes: Proteína Tau e Proteína Beta Amiloide, que se depositam e lesionam regiões específicas do cérebro de modo progressivo. A ciência não compreende exatamente o porquê tais proteínas apresentam esse comportamento anormal, mas conhece com clareza diversas partes e fases de todo esse complexo processo.

Essa condição até o momento não tem cura mas tem tratamento sintomático, ou seja, as medicações buscam controlar comportamentos desagradáveis e melhorar o funcionamento das sinapses (conexões entre neurônios) presentes.

Nas próximas postagens, vamos incluindo mais detalhes sobre esse assunto.

Até mais!

Picture of Dr. Lauro Sideratos

Dr. Lauro Sideratos

Acredito que condições neurológicas crônicas são complexas e rodeadas de mitos e dúvidas, e por isso devem ser tratadas de modo incremental.