Capítulo 6: Aprender demora. Não tem milagre!

O Pequeno Manual do Saudável Jovem Esquecido.

Estamos chegando na reta final, temos só mais um capítulo, vamos lá.

Aprender demora e exige treino não tem milagre.

Vamos tentar aqui imaginar uma coisa amanhã vou te convidar para correr 42 km e você nunca correu, nem treinou.

Será que é possível? Será que conseguimos fazer isso sem treinamento? Com certeza a resposta é não.

Aprender é igual. Exige todo um treinamento também. Quando a gente nasce, já nasce aprendendo a aprender.

Aprende a andar, aprende a falar e depois vai para escola, a metodologia das coisas, a escrever, aprende a ler, começa a entender o mundo. Nisso passaram 12 anos e você completou o ensino médio.

Então você teve um conteúdo que demorou cerca de 12 anos para você aprender.

Depois, se você quiser fazer uma faculdade, vai estudar mais 4, 5 anos, ou um curdo livre, um curso técnico. Olha como aprender demora.

E aí que nasce o problema. As pessoas vêm com a queixa de que não estão mais conseguindo aprender. Será que isso é possível?

A verdade é que não é possível. O nosso cérebro é capaz de aprender a vida toda a questão é a velocidade de aprendizado.

Hoje, como a informação está muito fácil, temos uma legião de pessoas que conseguem dominar o Google, dominar um buscador ou chat GPT, encontrando rapidamente a resposta para uma pergunta.

Aí você vai lá, lê e fala “poxa aprendi”. Não, na verdade, não, você encontrou.

Só que entre encontrar, e entender, e aprender a jornada é muito mais complicada. Porque você primeiro vai ter que entender quais são as fontes, você tem que ler, fazer exercício, refletir, pensar. Nisso você vai construindo camadas de aprendizado e o cérebro vai fazendo novas sinapses e aprendendo a aprender aquele tema.

Portanto, não é só simplesmente você digitar no Google encontrei aqui, sei de tudo ou direito, ou digitar no chat GPT e o assunto já está na minha mão, vou ler rapidinho e vai dar certo. Não, não é assim. Vamos pegar alguns exemplos.

Vamos pegar alguém que está se preparando para um concurso público super concorrido que fica às vezes dois, três anos estudando as mesmas matérias. Só que cada vez que estuda, está aprendendo uma nova camada, um novo ângulo, por isso a necessidade de um professor. Porque o professor vai guiando a gente durante a vida e durante os temas que precisamos, de acordo com a necessidade, para te estimular a aprender algo novo ou colocar uma nova informação no quebra-cabeça do aprendizado.

Quando notamos que as pessoas estão buscando “hacks”, comprimidos para aprender rápido. Não tem como, não vai funcionar. Você até pode ficar um pouco mais atento por um tempo. Mas você não vai conseguir consolidar a memória.

A memória demora para ser consolidada e o ponto alto deste nosso capítulo é que, na verdade, estamos com um problema de paciência.

Já não temos paciência para conseguir concluir uma leitura longa, um arco narrativo difícil, um livro de 300 páginas. Acabamos desistindo, porque os mecanismos de tecnologia entregam tão rápido a informação que acabamos confundindo “pô encontrei a informação, já aprendi”. Não, você encontrou e agora que vai começar o processo.

Então é uma questão de treino e existe método para isso podemos inclusive discutir sobre alguns métodos de aprendizagem com algum pedagogo, algum professor. Mas você precisa separar um tema e com paciência lidar com ele. Isso é que estamos notando que estamos ficando sem paciência para aprender coisas novas.

Vou trazer mais uns exemplos para você.

Nisso vem os questionamentos: quanto tempo você consegue ler? Quantos livros você leu no último mês ou no último bimestre, semestre? Quanto tempo demora para você ler um jornal inteiro, mesmo que “online”? Quanto tempo para você começar a ler e se sentir desatento?

Esses são pontos importantes que demonstram o tempo total de atenção que você consegue sustentar sem que outro pensamento ou outra ideia passe pela sua mente e você fique desfocado daquele momento.

No caso da pessoa que sente que está esquecida, ela fala que não está conseguindo ter o foco necessário para aprender e isso só treinando.

Se você se sente destreinado te convido a treinar de novo. Pega um livro bem legal e começa a ler, começa a grifar, começa a anotar.

Agora vou falar sobre a técnica que utilizo no meu dia a dia. Esse é o primeiro exercício que você pode fazer.

Quais são as ferramentas que precisamos para ler um livro e voltar até a atenção? Vou apresentar aqui: uma caneta, uma caneta grifa texto e alguns marcadores adesivos para pontos importantes.

Como faço?

A primeira coisa é não precisa ter dó do livro ele está aqui para te servir, para ser anotado, para ser uma referência da sua biblioteca, ok? Então não fique com medo de anotar, se fizer muita questão pega um papel para isso. Mas crie seu método. Vou só mostrar o meu.

No vídeo acima mostro para vocês um livro que estou lendo, no texto existem diversos grifos em amarelo ou escritos. Esses escritos também tem notas de rodapé onde às vezes quero colocar alguma referência de outra leitura e o livro ele vai sendo aos poucos camada por camada, sendo resolvido e quando temos um ponto que é muito importante ganhamos um marcador adesivo de texto.

Esse livro do exemplo com o título “Por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela” do autor Adam Alter é um livro bem legal e indico, é sobre a tecnologia e ele também tem sido a referência para alguns dos capítulos do pequeno manual.

Dessa maneira encerramos capítulo 6 com uma tentativa de melhorar a sua paciência para tolerar uma leitura mais complicada.

Você pode usar isso também para jornais, para textos escritos e impressos, artigos, cada um tem o seu método não existe um método certo. A questão do método é que ele precisa estimular a construção de uma paciência maior.

Com a paciência vem o foco, com foco vem a tolerância e você consegue cada vez textos mais difíceis, ler por mais tempo e fazer mais conexões. Igual ao treinamento de uma maratona você começa correndo 1 quilômetro, 2, 5, 10, 15 km e com o passar do tempo você entende o método e um dia depois de talvez 2, 3, 5 anos você consegue correr uma maratona.

Combinado pessoal?

Até semana que vem com mais um capítulo, o final do nosso manual.

  1. Separe um momento para estudar, em silêncio.
  2. Prepare o material que vai estudar
  3. Estabeleça um tempo de 20 minutos para o primeiro ciclo de leitura.
  4. Faça pausas de 5 minutos.
  5. Vá treinando para conquistar 1, 2 ,3 ciclos de 20 min. De acordo com sua disponibilidade.
  6. Não se aprende nada com pressa.
  7. Não se aprende de verdade com “hacks” ou comprimidos (você é saudável).
  8. Se você tem algum transtorno de aprendizagem, você precisará de ajuda médica especializada e multiprofissional para lidar com o seu caso.
  9. Estudar e ler não é uma competição, é muito bom alimentar nosso cérebro livre de pressões e metas.
Picture of Dr. Lauro Sideratos

Dr. Lauro Sideratos

Acredito que condições neurológicas crônicas são complexas e rodeadas de mitos e dúvidas, e por isso devem ser tratadas de modo incremental.

Compartilhe nas mídias: